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8 dicas para gerar leads no Google Adwords

  • Mayford
  • 12 de abr. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 10 de mar. de 2022




Muitas pessoas que se encaixam no perfil do seu público-alvo ainda não estão interessadas em comprar o seu produto ou serviço. No Marketing, falamos que essas pessoas estão no topo do funil de vendas. Ao mesmo tempo, se trata de usuários que possuem um grande potencial de compra. Sendo assim, vale a pena criar anúncios no Google Ads para captar seus contatos da maneira correta, para impactá-los depois com suas comunicações.

Isso não quer dizer que as campanhas com objetivo de venda não sejam importantes. Na verdade, a junção das duas estratégias seria o ideal: vender para quem quer comprar e despertar o interesse em quem ainda não quer.

A geração de leads permite que a marca construa um banco de dados com potenciais clientes. Tais informações, se bem analisadas, permitem que você entenda o perfil de comportamento deles: o que gostam, o que buscam, qual idade, gênero e por aí vai. São dados riquíssimos para construir anúncios direcionados.

Com os contatos em mãos, as empresas podem criar estratégias de e-mails marketing, ofertas, conteúdos de interesse e, em algum momento, oferecer produtos que sejam realmente relevantes para eles.

Como gerar leads no Google Ads?


Agora que você já entendeu a importância de criar anúncios para gerar leads no Google Ads, é hora de mostrar como fazer isso, de fato. Assim, você precisa saber que Google Ads possui plataformas nas quais você pode colocar essa estratégia em ação: YouTube, Rede de Pesquisa e Rede de Display.

Vamos entendê-las abaixo.

YOUTUBE

O YouTube é a segunda maior plataforma de pesquisa da web, perdendo apenas para o Google. Ou seja, é muito provável que o público que pode comprar de você está acessando a ferramenta. E isso faz com que ela seja uma fonte poderosa para captura de leads.

Quando você cria anúncios dentro do YouTube ou promove seus vídeos, cresce o alcance da sua marca.

Existem diversos formatos de anúncios dentro da plataforma. A seguir, vou citar três dos mais comuns:

  • TrueView In-Stream: são aqueles exibidos no início, no meio ou no final do vídeo;

  • Descoberta TrueView: aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, na página de exibição de algum vídeo e na página inicial do aplicativo para dispositivos móveis do YouTube;

  • Não ignoráveis: estes, como próprio nome já diz, não podem ser ignorados, ao contrário dos anúncios TrueView, e devem ser assistidos para obter acesso a algum vídeo do canal.

Seja qual for o formato que você decida anunciar, se um usuário assistiu a sua publicidade, é sinal que, de alguma forma, ele tem interesse naquilo que você oferece.

E como convertê-lo para uma lista de clientes? Como fazer com que ele clique no seu anúncio e te dê o contato?

  • Oferecendo material relevante em troca;

  • Focando na qualidade dos seus anúncios;

  • Comunicando de forma atrativa;

  • Segmentando para o público correto.

REDE DE PESQUISA E REDE DE DISPLAY

Anunciar na Rede de Pesquisa do Google é uma estratégia eficiente para geração de leads.

Sabe quando você pesquisa por um termo no Google e aparecem anúncios relacionados a sua pesquisa? Então, esses são os resultados das campanhas criadas através da Rede de Pesquisa do Google Ads.


Pense em quantas pessoas você conseguirá atingir e, consequentemente, quantos leads serão incluídos na sua base de dados, se souber anunciar de forma correta.


Quando uma pessoa acessa o buscador do Google, normalmente já tem uma intenção de busca. Como é possível fazer com que o anúncio apareça somente para quem digita determinadas palavras-chave, o índice de conversão tende a ser grande.


Atenção: a conversão, nesse caso, é a geração de leads e não a venda.


Já no caso da Rede de Display, os anúncios aparecem em formato de banners em sites. Isso também aumentam as chances de gerar leads por meio dessa mídia, desde que você conheça o perfil do seu público-alvo.


Por exemplo, vamos considerar que a sua audiência pratique esportes. Anunciar em sites que vendem tênis de corrida seria uma estratégia assertiva para alcançá-los, certo?

Existem algumas estratégias eficientes para obtenção de leads através da Rede de Pesquisa e da Rede de Display.


CRIAÇÃO DE LANDING PAGE

Se trata de uma página otimizada especialmente para geração de leads. Ao clicar no seu anúncio, o usuário será direcionado para a Landing Page, também conhecida como página de destino.

Seu objetivo é passar, em uma única página, as informações mais importantes para divulgar e vender o produto ou serviço anunciado. Nas Landing Pages é possível a criação de formulário, o que facilita a geração de leads. Além disso, também possibilita segmentação, já que é possível criar uma página diferente para cada perfil ou público-alvo.

EXTENSÕES DE FORMULÁRIO DE LEAD

É uma extensão somente para a versão mobile, por enquanto, e apenas para a rede de pesquisa. Anúncios do Google com esta extensão trazem o formulário de cadastro, permitindo que os anunciantes capturem leads diretamente da página de resultados da pesquisa.





4 estratégias para resolver um problema e gerar leads baratos:

  • Solucionar um problema: você pode oferecer, de fato, a solução de um problema. Por exemplo, se o usuário busca por: “como criar um aplicativo”. Se o seu material supri essa necessidade, a chance dele deixar o contato para ter acesso ao conteúdo é gigante, afinal, você está entregando valor e a solução à ele.

  • Solucionar um problema de tempo: muitas vezes você pode não ensinar algo novo a sua audiência, mas se oferecer alguma solução mais ágil, o seu conteúdo terá relevância. Continuando com o exemplo do aplicativo. Digamos que o usuário já sabe como criar, mas ele demora 3 semanas para desenvolver. Se você apresentar um caminho que demoraria 2 semanas, ele ficaria imensamente grato, já que tempo é algo valioso.

  • Solucionar o problema de ferramenta: pode acontecer do usuário não saber mexer em ferramentas que facilitariam o desenrolar das atividades. Se você ensinar o passo a passo de como diminuir o trabalho manual e direcionar para ferramentas automatizadas, terá um material importante e significativo.

  • Solucionar um problema de processo: neste caso, o usuário pode saber fazer o processo, mas faz de forma complexa, ou ele realmente não sabe fazê-lo. Seguimos no exemplo do aplicativo. Vamos considerar que ele saiba desenvolver o app, mas de maneira muito trabalhosa. Se seu conteúdo conseguir facilitar esse processo, será relevante.


Se você acreditava que anúncios do Google Ads sempre eram direcionados às vendas imediatas, você estava equivocado.


Vender é importante, mas criar interesse para quem ainda não vai comprar, é tão essencial quanto. Gerar leads e engajar este público, são técnicas para manter o fluxo de vendas.

O melhor cenário é que você consiga investir tanto em anúncios para conversão em vendas, quanto para geração de leads.


Com esta leitura, você aprendeu a importância dessa estratégia, como colocá-la em prática nas redes do Google Ads, e tudo o que precisava saber para iniciar suas campanhas com este objetivo, de forma eficaz.


Lembre-se: o conteúdo é o grande segredo para o bom desempenho das suas campanhas. Se o seu material não soluciona um problema, você deve repensar sua estratégia.


Geração de leads é como uma porta de entrada para que sua empresa consiga apresentar seu produto ou serviço a um potencial cliente.


 
 
 

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